Proteja seus olhos do sol, eles agradecem!

Conheça dicas para cuidar da saúde ocular neste verão.

O verão chegou com toda a intensidade e durante a estação mais esperada do ano, para quem gosta de calor, praia e piscina também tem seus problemas. Com dias mais quentes e maior exposição ao sol, os cuidados com a saúde, principalmente com os olhos, aumentam. Os raios ultravioletas (UVA e UVB) estão mais agressivos neste período, quando os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infecciosas também são mais frequentes.

Para completar, muita gente ainda sofre com a claridade e muitas vezes ficam em dúvida sobre que tipo de proteção solar usar. Mas, felizmente, esses e outros desconfortos podem ser evitados com cuidados simples.

É nesta época do ano que costumam acontecer epidemias de conjuntivite e outras doenças, já que as altas temperaturas favorecem a multiplicação dos micro-organismos responsáveis pela doença.

Como a Conjuntivite, a bactéria transmissora se prolifera nas altas temperaturas. A inflamação, que tem os mesmos sintomas da Ceratite Actínica, que é contagiosa e causada por água do mar contaminada, e excesso ou falta de cloro em piscinas. Outra doença desta temporada é o Pterígio, uma alteração na membrana que recobre o olho, é resultado de anos de exposição ao sol e à poeira. A doença é caracterizada pelo crescimento de uma massa vermelha na direção da córnea, causando desconforto. Além de problemas mais graves como degeneração macular, cataratas e até câncer de conjuntiva e câncer de retina.

Este período também fica marcado pelos olhos vermelhos e irritados de quem entra no mar ou na piscina. É indicado lavar sempre esta área dos olhos ao sair da água. Procure sempre um oftalmologista quando esse tipo de doença aparecer, além de cuidados básicos que podem ser feitos em casa, como uso de colírios lubrificantes com prescrição de um oftalmologista, lavagem dos olhos, sempre com soro fisiológico ou água mineral e também a limpeza das mãos, o que evita a transmissão de doenças.