O calor desidrata os olhos, confira nossas dicas!


Nosso corpo é composto em 60% de água. Perder 1,5% disso já indica uma leve desidratação, problema comum no verão, que tem reflexos no corpo todo, inclusive na visão.


Os principais sinais de desidratação ocular conhecida como síndrome do olho seco são: coceira, ardência, sensação de areia nos olhos, irritação, fotofobia e visão embaçada. A doença é mais comum no inverno por causa da estiagem, mas nos dois últimos verões o calor intenso somado à baixa umidade aumentou em 10% os diagnósticos de olho seco em relação ao verão do início de 2014. A falta de lágrima pode causar ceratite (inflamação da córnea), alergia, agravar o abaulamento da córnea em portadores de ceratocone e facilitar o aparecimento de conjuntivite. Isso porque, a lágrima tem a função de proteger as porções externas do olho, córnea e conjuntiva. É composta por 3 camadas: aquosa, lipídica e proteica. Qualquer desequilíbrio em um desses ingredientes causa a desidratação dos olhos. Causas Algumas causas do olho seco evaporativo são óbvias. A de a maior prevalência é o uso prolongado do computador. A fadiga visual e ressecamento da lágrima atinge 75% das pessoas com até 40 anos de idade que permanecem por mais de duas horas olhando para as telas dos monitores e 90% dos que têm idade superior.

Durante o verão, outros fatores de risco são: • Tomar pouca água. • Excesso de ar condicionado ou ventilador. • Exposição ao ar quente do secador de cabelo. • Tomar sol sem proteger os olhos. • Fazer exercícios em locais muito poluídos.

Como prevenir Estes são os gatilhos mais conhecidas, mas existem outros. Evitem que estes gatilhos provoquem a perda de água pelo organismo e a desidratação dos olhos são: Atenção às flutuações hormonais: O estrogênio e a progesterona influenciam a hidratação do corpo. Isso explica porque o olho seco é mais comum entre mulheres.

A dica é aumentar o consumo de água no período menstrual e na pós-menopausa. Mantenha o diabetes sob controle : A alta da glicose na corrente sanguínea faz com que o portador de diabetes urine mais. Por isso. se você tem diabet