10 dicas para cuidar da saúde ocular!

O dia da saúde ocular é lembrado em 10 de julho.

Cuidar dos seus olhos é fundamental para evitar alergias, infecções e até perfurações que possam danificar a sua visão.

Faça uma consulta anual com o seu oftalmologista Você não deve deixar para ir ao oftalmologista apenas para saber se está precisando de óculos. A consulta de rotina é fundamental para diagnosticar doenças silenciosas como o glaucoma (que pode levar a cegueira), hipertensão ocular, diabetes, entre outras. Por isso, é fundamental fazer uma visita anual ao seu oftalmologista, pois ele é o profissional mais qualificado para cuidar da sua visão. Nos casos de doenças oculares, essas visitas podem até ser mais frequentes, de acordo com a indicação do médico.

Nunca coce os seus olhos O ato aparentemente simples de coçar os olhos é prejudicial para os seus olhos. Além de poder machucar, também pode causar deformidades nas córneas – a lente transparente na frente do olho. As pessoas que têm predisposição para o ceratocone devem tomar mais cuidado ainda. Essa doença deixa a curvatura da córnea bicuda e fina e ao coçar os olhos o problema piorar ou ser desencadeado.

Colírios só devem ser usados com orientação médica Como qualquer outra medicação, cada colírio tem uma indicação específica, contraindicações e efeitos colaterais. Um colírio pode aumentar a pressão intraocular para tratar determinada doença e outro pode ser prejudicial para quem tem pressão arterial. Por isso, é necessário avaliar cada caso no consultório. Então, nada de sair pingando colírio em seus olhos sem orientação médica. É muito perigoso para a sua saúde.