O que é herpes ocular?


O herpes ocular é uma infeção no olho que tem como causa o vírus de herpes simples do tipo 1. Este vírus é também o responsável pelo herpes labial que é bastante frequente entre a população mundial. Para além do vírus do herpes simples do tipo 1, existem outros causadores de herpes como é o caso do tipo 2 (herpes genital) e do vírus do herpes zóster.


O herpes nos olhos pode variar desde infeções que se resolvem com relativa facilidade até complicações graves que podem, em último caso, conduzir à cegueira. Veja mais informação em como tratar o herpes ocular.


No herpes ocular, geralmente, é afetado apenas um olho, podendo contudo a infeção estender-se ao outro olho, passando a infetar os dois olhos (herpes ocular bilateral). Veja mais informação em formas de propagação do vírus.


Podemos identificar diferentes formas de herpes ocular:


A ceratite herpética é a forma mais comum do herpes ocular que se manifesta como uma infeção da córnea. O herpes ocular nesta forma, geralmente, afeta apenas a camada superficial ou epitélio da córnea e geralmente é tratado sem complicações apesar de ser uma situação que pode ser bastante dolorosa.


Outra forma de herpes nos olhos é a ceratite estromal ou intersticial que ocorre quando a infeção se localiza nas camadas mais profundas da córnea. Isso pode levar à formação de cicatrizes, pe