"Miopia Moderna"


Alteração na visão pode ser desencadeada por uso excessivo de dispositivos móveis e pode surgir cada vez mais cedo.


Situações comuns do dia a dia como pegar o ônibus, ler uma placa de rua, copiar a lição da lousa ou até mesmo assistir televisão são verdadeiros desafios para quem tem miopia e não usa óculos ou lentes de contato.


O aumento da incidência de pessoas com miopia deve-se, principalmente, ao uso prolongado de dispositivos móveis como smartphones e tabletes. "Esses dispositivos são utilizados mais próximos aos olhos, exigindo um poder maior de focagem. Desse modo, desencadeia-se um processo de acomodação da visão, onde enxergar de perto fica mais confortável e olhar de longe mais dificultoso".


A miopia é mais frequente entre os oito e 12 anos de idade, podendo se agravar durante a adolescência. No entanto, como cada vez mais crianças pequenas e até bebês têm acesso a vídeos e jogos no celular, o problema pode aparecer mais cedo. "Para prevenir essa 'miopia moderna', o ideal é que os pais estimulem os filhos a passarem mais tempo ao ar livre, onde o uso do foco distante é mais utilizado e promove um equilíbrio com o uso do foco próximo, que a criança já usa naturalmente na escola para ler, por exemplo".


Para os adultos que ficam muito tempo expostos ao uso de computadores e notebooks, Uma dica: "se tiver janelas no ambiente de trabalho, tente constantemente desviar o olhar para o lado de fora durante alguns segundos, dessa forma, há troca de foco, o que diminui a acomodação da visão. Caso não tenha janelas, faça o mesmo exercício olhando para algum ponto distante da sala e repita durante várias vezes ao dia".