Saiba o que é o ceratocone, doença que afeta cerca de 3% da população mundial


Pouco conhecido, o ceratocone é responsável pelo afinamento da córnea, o que deixa o globo ocular com um formato quase cônico


Caracterizado pelo encurvamento e afinamento progressivos da córnea, o ceratocone é uma doença congênita, ou seja, a pessoa já nasce com a predisposição para desenvolvê-la. O problema pode ser responsável pelos altos graus de astigmatismo e miopia no portador, comprometendo sua visão.

O ceratocone tem uma característica peculiar que facilita sua identificação. “Uma córnea normal tem um formato arredondado, quase esférico, o que faz com que as imagens sejam focalizadas corretamente. Mas na pessoa com ceratocone, ela sofre uma deformação progressiva, tendo sua resistência e elasticidade alteradas, deixando-a mais fina e com formato cônico”.


Em todo o mundo, cerca de 0,5% a 3% das pessoas são acometidas pela doença. Ela se manifesta de forma espontânea e em ambos os sexos, normalmente na adolescência, sendo raros os casos onde o ceratocone se desenvolve após os 30 anos.


Conheça mais sobre ele a seguir.


Causas

Alguns estudo