SEM MEDO DA CIRURGIA DE CATARATA


Único processo eficaz de tratamento, a cirurgia utiliza técnicas que, aliadas ao avanço da própria oftalmológia, garantem rápida recuperação e significativa melhora visual


Catarata é a perda da transparência do cristalino, a lente natural do olho que ajuda a focar as ima­gens, semelhante à lente de uma câmera fotográ­fica. A opacificação do cristalino é causada pelo acúmulo de algumas substâncias e a reconfiguração das proteínas que o formam. A catarata ocorre fre­quentemente por conta da idade, porém, algumas doenças, como diabetes, e o uso de determinados medicamentos, como os corticoides, também podem desencadear a doença.


Os pacientes com catarata podem sentir mudanças no grau dos óculos, visão embaça­da tanto para longe quanto para perto, maior sen­sibilidade à luz e dificuldade para ler, dependendo da luminosidade, entre outros sintomas.


CIRURGIA DE CATARATA


No procedimento, o cristalino opacificado é remo­vido e substituído por uma lente intraocular: uma prótese feita de material inerte ao olho, que não provoca inflamação, com o grau necessário para corrigir a visão do paciente. Atualmente, existem lentes capazes de corrigir qualquer grau. “Todavia, é importante a implantação da lente intraocular até mesmo nos pacientes que não usam óculos, uma vez que a lente natural do olho tem, aproximadamente, 20 graus”.


TÉCNICAS DE CIRURGIA