SEM MEDO DA CIRURGIA DE CATARATA

Único processo eficaz de tratamento, a cirurgia utiliza técnicas que, aliadas ao avanço da própria oftalmológia, garantem rápida recuperação e significativa melhora visual
Catarata é a perda da transparência do cristalino, a lente natural do olho que ajuda a focar as imagens, semelhante à lente de uma câmera fotográfica. A opacificação do cristalino é causada pelo acúmulo de algumas substâncias e a reconfiguração das proteínas que o formam. A catarata ocorre frequentemente por conta da idade, porém, algumas doenças, como diabetes, e o uso de determinados medicamentos, como os corticoides, também podem desencadear a doença.
Os pacientes com catarata podem sentir mudanças no grau dos óculos, visão embaçada tanto para longe quanto para perto, maior sensibilidade à luz e dificuldade para ler, dependendo da luminosidade, entre outros sintomas.
CIRURGIA DE CATARATA
No procedimento, o cristalino opacificado é removido e substituído por uma lente intraocular: uma prótese feita de material inerte ao olho, que não provoca inflamação, com o grau necessário para corrigir a visão do paciente. Atualmente, existem lentes capazes de corrigir qualquer grau. “Todavia, é importante a implantação da lente intraocular até mesmo nos pacientes que não usam óculos, uma vez que a lente natural do olho tem, aproximadamente, 20 graus”.
TÉCNICAS DE CIRURGIA