O que é daltonismo?


Você conhece alguém que tem dificuldade em diferenciar certas cores, sobretudo o verde e o vermelho? O daltonismo é um desses quadros de que todo mundo já ouviu falar, mas poucos efetivamente sabem o que ele é. Quer conhecer um pouco mais sobre o tema, seus tipos, causas e tratamentos? Então leia o texto a seguir e confira:

O que é?

O daltonismo é uma condição que influi na capacidade visual, fazendo com que o paciente tenha uma deficiência na identificação de algumas cores especificas. O nome surgiu em homenagem ao químico inglês John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar as características desse mal.


Quais são os tipos de Daltonismo

Existem três formas de daltonismo:


Protanopia

É a variante mais comum e tem como característica marcante a dificuldade ou incapacidade de identificar o vermelho. Em seu lugar, quem sofre da doença costuma enxergar as cores marrom, cinza ou verde, mas, em regras gerais, isso pode variar de acordo com a intensidade do vermelho no objeto em questão. Outra particularidade é que, para essas pessoas, a cor verde acaba ficando semelhante ao vermelho também, de modo que as duas cores são confundidas com frequência.


Deuteranopia

Quem tem esse tipo de daltonismo não consegue distinguir o verde. Porém, da mesma maneira que na protanopia, a tonalidade acaba ficando parecida com o marrom na interpretação desse individuo. Isso é especialmente complicado quando o portador observa uma árvore, por exemplo: acaba ficando tudo em uma coloração parecida, com pouca diferença de tonalidade entre folha e tronco.