Saúde ocular: o que pode e não pode?



Alguns hábitos simples e usuais podem causar sérios danos aos olhos. Aprenda algumas dicas que garantem a saúde desses órgãos sensíveis e sempre expostos a diferentes agressões externas


Selecionamos alguns temas sobre o que PODE e NÃO PODE em saúde ocular para você ficar por dentro de alguns cuidados importantes no auxílio de prevenção de doenças, e evitar danos à saúde dos olhos e, consequentemente, à sua visão.


Podemos soprar os olhos para remover um cisco?

NÃO PODEMOS! Soprar o olho na tentativa de remover um cisco raramente funciona, além do fato de existirem bactérias no ar que sopramos. A melhor maneira de tirar o cisco do olho é lavá-lo com bastante água corrente ou soro fisiológico, evitando esfregar o olho por conta do risco de machucar a córnea.


Podemos usar óculos de outras pessoas?

NÃO PODEMOS! Afinal de contas, trata-se de um utensílio individual e intransferível. Cada pessoa deve ter e usar apenas os seus, pois são confeccionados seguindo uma receita médica, com um propósito e medidas personalizados. O uso de óculos de outras pessoas pode causar dores de cabeça, tonturas, enjoo e fadiga.


Podemos virar os olhos para fazer brincadeiras?

NÃO PODEMOS! Apesar