Férias escolares, hora de ir ao oftalmologista!


As férias escolares são aguardadas com ansiedade, pois trazem mais tempo para as brincadeiras, viagens e mais tempo para a família. Durante este mês sem tantas obrigações e agendas apertadas, alguns exames preventivos que garantem a perfeita saúde da criança devem ser relembrados.

Essa maior flexibilidade nos compromissos faz dessa uma ótima época para os pais atentarem para a saúde ocular dos filhos, aproveitando o período que antecede o início da volta as aulas. Sabemos que grande parte dos conhecimentos e habilidades que desenvolvemos nos primeiros anos de vida são adquiridos através deste importante sentido que é a visão.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos por conta dos erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Destes, aproximadamente 5% têm redução grave de acuidade visual.

Os erros refrativos não corrigidos, são a principal causa de deficiência visual em crianças e adolescentes no mundo. O último levantamento da Organização Mundial da Saúde mostra que 80% dos casos de deficiência visual no mundo poderiam ser evitados, por serem possíveis de prevenir e tratar, quando diagnosticadas a tempo. A OMS estima ainda que 12 milhões de crianças em todo o mundo se beneficiariam pela simples prescrição de óculos.

Alguns erros refrativos de maior magnitude podem ocasionar deficiência visual permanente por falta de nitidez das imagens nos primeiros anos de vida. Por isso, destacamos a importância do exame oftalmológico para detecção de alterações que comprometam a visão e, principalmente, o desenvolvimento geral da criança e seu aproveitamento