Como saber se a vista está cansada!


A maioria das pessoas, após os 40 anos, não consegue mais focar os objetos mais próximos com a mesma nitidez de quando era mais jovem. Isso por causa de um distúrbio da visão, comum nesta fase, causado pela perda da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino (lente interna do olho).

A presbiopia, mais conhecida com a síndrome do braço curto ou vista cansada, atinge todas as pessoas até os 50 anos.

Para entender melhor como esse processo se dá, o cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens de perto. Para isso, ele é movido pelos músculos ciliares. Mas, com o passar do tempo, esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino não se adapta mais da melhor forma à focalização da imagem. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.

O principal fator de risco para presbiopia é a idade. Mas algumas doenças ou remédios podem causar o distúrbio em pessoas mais jovens, com menos de 40 anos. Nestes casos, caracteriza-se o quadro clínico chamado de presbiopia prematura. Se uma pessoa com idade inferior à indicada apresentar os sintomas de vista cansada, pode indicar uma condição médica.

Se os sintomas da presbiopia se apresentarem em pessoas com idade inferior ao que comumente tem sido observado (40 anos), pode ser um indicativo da existência de algum problema saúde oculto que precisa ser investigado.