Cuidados com os olhos no tempo seco.


No período de tempo seco, os distúrbios oftalmológicos mais recorrentes são as crises alérgicas, principalmente a conjuntivite, e a síndrome do olho seco. Mas esses problemas podem ser evitados com alguns cuidados simples.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação na conjuntiva ocular - membrana que recobre a parte externa do olho. Pode ser causada por vários motivos, como vírus e bactérias (conjuntivite infeciosa), ou por produtos químicos ou tóxicos (conjuntivite alérgica).

Os principais sintomas são coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, ardência, secreção. Em alguns casos, o paciente também pode apresentar dores no corpo, sensação de gripe e processos alérgicos como rinite e asma. Já o tratamento depende do tipo específico de cada conjuntivite, por isso é indicado procurar um médico oftalmologista.

Síndrome do olho seco

O olho seco provoca alterações na superfície ocular, causadas pela diminuição na produção ou na composição da lágrima. A exposição excessiva ao vento, o uso de lentes de contato, longa permanência em ambientes com ar condicionado, ou passar muito tempo em frente ao computador podem causar o problema.