Por que algumas pessoas não conseguem enxergar em 3D?


A tecnologia 3D deixou de ser exclusiva dos cinemas e atualmente tem conquistado cada vez mais espaço. Apesar dessa tecnologia já ser acessível e comum, você sabia que nem todas as pessoas conseguem enxergar imagens tridimensionais? No post de hoje nós explicamos o porquê.

Como funciona a tecnologia 3D?

Os efeitos tridimensionais são possíveis devido a chamada Estereopsia. Esse fenômeno natural acontece em nosso cérebro, que identifica a visão do olho esquerdo e do direito e a transforma em uma só, levando a sensação de volume, profundidade e distância. Por conta disso, ao assistirmos um filme 3D, recebemos uma imagem específica para cada olho, sendo necessário o uso de óculos especiais, onde cada lente capta uma imagem diferente, facilitando o processo da visão binocular.

Para que os filmes 3D sejam produzidos, a captação das imagens deve ser realizada ao mesmo tempo por uma câmera específica que simula a visão humana. Após a captação dessas imagens, são utilizados softwares onde o enquadramento é corrigido, deixando-as mais naturais.

Apesar de parecer relativamente nova, a tecnologia tridimensional começou a ser estudada há mais de 70 anos. Prova disso é o fato do primeiro filme utilizando a técnica, chamado “ O Homem Diabo”, ter sido exibido em 1952.

Nessa época, ainda usava-se em filmes 3D imagens chamadas anáglifas, que são imagens ou vídeos formatados de maneira especial para fornecer o efeito tridimensional quando vistos com óculos de duas cores – azul e vermelha.