A exposição à TV e ao computador pode causar danos à visão?


“O uso em excesso desses aparelhos eletrônicos pode causar sérios danos à visão.”

Em frente às telas dos computadores e da televisão, as crianças se distraem e passam horas, principalmente se estiveram jogando videogame ou assistindo a desenhos.

Porém, nem tudo é diversão! O uso em excesso desses aparelhos eletrônicos podem causar sérios danos à visão, como: Síndrome Visual associada ao uso do Computador (CVS) e o agravamento da miopia e da hipermetropia. Além destes, podem ocorrer também problemas metabólicos, como obesidade e sedentarismo.

A incidência de miopia precoce entre crianças aumentou de 25% para 41, 6% ao longo dos últimos 30 anos, 66% a mais.

Muitos oftalmologistas acreditam, e as pesquisas confirmam, que isso se deve ao uso prolongado do computador e da TV nessa faixa etária.

É fundamental que os pais estejam atentos aos sinais dados pelo filho. Assim, ele poderá recorrer a um oftalmologista e detectar precocemente possíveis doenças oculares e tratá-las.

Síndrome Visual associada ao uso do Computador (CVS)

A (CVS) é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da exposição prolongada dos olhos às telas dos computadores. Qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia em frente ao computador apresenta o risco de desenvolver a Síndrome.

Os principais sintomas são: olhos irritados, vermelhos, secos ou lacrimejantes; coceira, fadiga, sensação de peso