Dor nos olhos?

A dor nos olhos pode ser apenas causada pelo cansaço, pelo uso inadequado ou inadaptação aos óculos ou lentes de contacto ou, então, existir uma doença dos olhos que seja a causa da dor. Quando existe cansaço, tipicamente não existe uma dor aguda, mas sim uma sensação de olho dolorido que pode criar um desconforto generalizado.

Na grande maioria dos casos de dor no olho existe uma doença subjacente, sendo esta a responsável por causar a dor. A doença dos olhos que está a provocar as dores nos olhos pode não acarretar danos importantes no aparelho ocular ou pelo contrário pode causar danos irreversíveis na visão, o que significa que o diagnóstico de forma atempada e correta é fundamental. Além da dor nos olhos outros sinais e sintomas estão habitualmente patentes na maioria das patologias que afetam os olhos.

Na presença de uma dor forte nos olhos deve consultar de imediato um oftalmologista. Uma dor intensa nos olhos pode ter como causa uma crise de glaucoma agudo por exemplo, entre outras doenças potencialmente graves. No caso do glaucoma agudo, a dor forte no olho pode ser de tal forma intensa que pode provocar crises de náuseas e vômitos.

Nesta situação, estamos perante uma situação de urgência clínica. Sem intervenção médica nas primeiras quatro a seis horas após a crise, o doente com glaucoma agudo pode perder a visão (cegueira) de forma irreversível. Além do glaucoma agudo existem outras situações de urgência médica que requerem tratamento imediato. Muitas outras situações existem que não obstante a dor causar bastante incômodo não acarreta grandes riscos e preocupações para os doentes.

A dor no olho é um indício de que algo não está bem e que não deve ser ignorado. A causa para a dor ocular pode ser evidente, em alguns casos, como é o caso de uma lesão no olho. Mas, na maioria das vezes, os motivos que levaram a esta dor, não são perceptíveis para o doente pelo que é importante a consulta ao médico oftalmologista mesmo que estejamos perante uma dor moderada. A gravidade ou intensidade da dor no globo ocular não é um fator indicador do quão séria pode ser a causa subjacente. Por outras palavras, um problema relativamente pequeno, tal como uma abrasão superficial da córnea, pode ser muito doloroso.