CONSULTA COM OFTALMOLOGISTA: QUAL A IMPORTÂNCIA NA INFÂNCIA?


Você já levou seu filho para uma consulta com o oftalmologista? O cuidado com os olhos deve começar cedo, logo nos dois primeiros anos de vida da criança, pois esse é o período em que ocorre cerca de 90% do desenvolvimento da visão.

O primeiro exame ocular, conhecido como teste do olhinho, é realizado ainda na maternidade, dias após o nascimento, para observar o reflexo da luz.

No entanto, somente isso não basta. Como nos primeiros anos de vida as crianças não conseguem identificar os problemas de visão por conta própria, o ideal é levar seu filho ao oftalmologista entre o terceiro e o sexto mês de vida para fazer todos os testes necessários.

Qual a importância desse tipo de consulta na infância?

1. Diagnóstico precoce de doenças O exame oftalmológico completo é necessário para diagnosticar precocemente erros refracionais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e estrabismos.

Esses testes também permitem identificar patologias causadas por doenças sistêmicas contraídas pela mãe durante, como catarata, glaucoma, má formação e tumor intra oculares.

Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura ou de impedir que esses problemas se agravem no futuro, prejudicando o desenvolvimento da criança.