Dicas para cuidar da saúde ocular!

Cuidar dos seus olhos é fundamental para evitar alergias, infecções e até perfurações que possam danificar a sua visão.

Faça uma consulta anual com o seu oftalmologista Você não deve deixar para ir ao oftalmologista apenas para saber se está precisando de óculos. A consulta de rotina é fundamental para diagnosticar doenças silenciosas como o glaucoma (que pode levar a cegueira), hipertensão ocular, diabetes, entre outras. Por isso, é fundamental fazer uma visita anual ao seu oftalmologista, pois ele é o profissional mais qualificado para cuidar da sua visão. Nos casos de doenças oculares, essas visitas podem até ser mais frequentes, de acordo com a indicação do médico.

Nunca coce os seus olhos O ato aparentemente simples de coçar os olhos é prejudicial para os seus olhos. Além de poder machucar, também pode causar deformidades nas córneas – a lente transparente na frente do olho. As pessoas que têm predisposição para o ceratocone devem tomar mais cuidado ainda. Essa doença deixa a curvatura da córnea bicuda e fina e ao coçar os olhos o problema piorar ou ser desencadeado.

Colírios só devem ser usados com orientação médica Como qualquer outra medicação, cada colírio tem uma indicação específica, contraindicações e efeitos colaterais. Um colírio pode aumentar a pressão intraocular para tratar determinada doença e outro pode ser prejudicial para quem tem pressão arterial. Por isso, é necessário avaliar cada caso no consultório. Então, nada de sair pingando colírio em seus olhos sem orientação médica. É muito perigoso para a sua saúde.

Não use óculos de sol sem proteção adequada Quando estamos em um lugar escuro nossas pupilas dilatam para tentar deixar entrar mais luz dentro dos olhos. Se você compra um óculos sem a proteção correta contra os raios UVA/UVB, será só uma lente escura e acontecerá o mesmo que aco