Alterações visuais relacionadas aos hormônios da gravidez.


Durante nove meses, período da gestação, a grávida passa por mudanças emocionais, psicológicas e físicas. Muito mais do que uma barriga que não para de crescer ou enjoos, a gestação modifica praticamente todo o organismo da mulher, inclusive os olhos. Isso mesmo que você leu, os olhos!

É comum que as alterações do metabolismo, do perfil hormonal e da circulação na mulher grávida, afetem o funcionamento da visão, ocasionando distúrbios temporários ou até mesmo permanentes. Segundo pesquisas, essas alterações ocorrem devido ao aumento nos níveis de progesterona – hormônio fundamental na gravidez. Especialistas acreditam que essa “progesterona extra”, necessária para ajudar o progresso do bebê, afete o colágeno da córnea.

Entre os problemas visuais mais comuns nas gestantes estão:

Síndrome do olho seco

Considerado um problema temporário e que tende a desaparecer logo após o nascimento do bebê, o olho seco ocorre em função alterações hormonais típicas da gravidez aliadas às condições externas, como exposição ao ar condicionado, vento, fumaça e poeira. Coceira, vermelhidão, sensação de que há areia ou cisco dentro dos olhos são alguns dos sintomas.

Sensibilidade à luz

De acordo com pesquisas, durante a gestação, a sensibilidade da córnea diminui, principalmente nos últimos três me