Não usar óculos aumenta o grau?


Você já ouviu que se não usar óculos de grau poderia aumentar sua dificuldade de enxergar. A verdade é que… Não! Usar óculos não altera o grau da sua visão. Felizmente, não é possível que nossos olhos sejam alterados com o uso dos óculos de grau. Eles servem apenas para alterar as imagens percebidas por eles, tornando-as mais nítidas sem esforço visual ou desconforto. É um auxílio, não um remédio.

O que está fazendo os graus aumentarem tanto?

Hoje, um dos principais motivos para o aumento do grau está relacionado aos equipamentos digitais. Isso compreende pessoas que passam tempo demais em frente à televisão ou computador, o que tem englobado principalmente crianças e adolescentes. Evidenciando isso, as estatísticas de uma pesquisa feita pelo Departamento de Oftalmologia UNIFESP apontam que existem mais jovens sofrendo de miopia nas zonas urbanas do que nas rurais.

O que está por trás disso é o cansaço visual. Ao usar o computador, muita gente costuma ficar o tempo todo olhando para a tela. É necessário criar o hábito de descansar a vista, que consiste em uma pausa a cada 15 minutos de uso dos equipamentos.

E a miopia, tem relação com isso?

Para evitar ou reduzir o agravamento da miopia, recomenda-se que a cada 30 minutos de atividade para perto ou no computador, descansemos a visão olhando para longe no horizonte, também recomenda-se a prática de atividades e esportes em áreas abertas, onde a visão para distância é estimulada.

A miopia pode estabilizar? E depois?

A boa notícia é que, a partir do momento em que o grau estabiliza, existem opções cirúrgicas que permitem eliminar de vez o uso de óculos e lentes! A boa notícia é que, a partir do momento em que o grau estabiliza, existem opções cirúrgicas que permitem eliminar de vez o uso de óculos e lentes!

Por que usar óculos?