Sensibilidade à luz: por que isso acontece?

Como o próprio termo “fotofobia” sugere, as pessoas com sensibilidade à luz possuem intolerância a claridade, seja ela natural ou artificial.

A razão disso acontecer pode ser explicada pela ocorrência de determinadas doenças (oculares ou não) cuja sensibilidade à luz integra o quadro de sintomas, mas também pode ser causada por fatores genéticos, como é o caso da distrofia dos cones, uma doença hereditária.

Muitas pessoas acreditam que os olhos de tonalidade clara, como os azuis, verdes e castanhos, por possuírem menor quantidade de pigmentação na íris, permitem uma maior entrada de luz e uma menor proteção, comparada a que os olhos escuros oferecem, sendo, portanto, mais sensíveis à luz.

Porém, apesar da quantidade de melanina interferir na proteção dos olhos contra a luz, a explicação científica para a sensibilidade não está ligada à cor dos olhos, e sim às células fotossensíveis, que ficam na parte interna do olho — retina. É a falha nessas células, que estão presentes em todos os olhos, independentemente da cor, que provoca a fotofobia nesses casos.

A fotofobia em si não é considerada uma doença e, sim, um sintoma. No caso das pessoas com menos melanina ou distrofia nas células fotossensíveis, se verificado que não existe nenhuma outra condição que possa explicar a sensibilidade à luz, podem ser tomadas algumas atitudes, tendo em vista que o sintoma em si não tem cura. O uso de chapéus cuja aba protege até a altura dos olhos bem como o uso frequente de óculos escuros com proteção UV é o tratamento indicado para garantir a proteção dos olhos e livrar-se do incômodo que a luz causa.

Fotofobia e doenças oculares Como vimos no início deste artigo, não são apenas as doenças oculares que possuem a sensibilidade à luz como um de seus sintomas. A enxaqueca, por exemplo, é uma doença crônica não-ocular cujos sintomas incluem a fotofobia, assim como a meningite e a sinusite, dentre muitas outras. Porém, vamos nos ater aqui às doenças oculares.

O quadro de doenças oculares que possuem a sensibilidade à luz como um dos sintomas é grande e diverso, e inclui conjuntivite, glaucoma, uveíte, blefarite, doenças