Quais problemas de visão causam tontura?


A tontura é uma das reclamações mais comuns em consultórios médicos. Esse sintoma pode ser indicativo desde doenças simples até quadros graves e que exigem máxima atenção.

Quanto a essa ocorrência, a visão pode ser a grande causadora. Diversas situações apresentam a sensação de vertigem como um dos sintomas, então é importante ficar de olho para se cuidar corretamente.

Os defeitos refrativos são grandes responsáveis pela vertigem

Os defeitos refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, causam a dificuldade para enxergar de perto e/ou de longe. Eles levam à formação pouco nítida de imagens em certas condições e exigem um esforço maior para ver com clareza.

Diante disso, são grandes responsáveis pela tontura. Já que não é possível enxergar corretamente, o corpo precisa se forçar para ter uma visão melhor. Isso gera um esforço grande dos músculos de acomodação visual e pode fazer com que surja a dor de cabeça.

O conflito entre a imagem formada e o estímulo para o cérebro também geram esse sintoma extremamente incômodo.

A presbiopia também pode ser a causadora dessa condição

Outra possibilidade entre quais problemas de visão causam tontura é a presbiopia. Conhecida como visão cansada, ela é bastante comum em pessoas a partir de 40 anos. Contudo, pode surgir de maneira prévia, já que está relacionada ao esforço excessivo para acomodar a imagem.

Quando isso ocorre, não há necessariamente um erro refrativo. Mas os músculos ocu